GPS

gps_compO sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS (em inglês, global positioning system) é um sistema de posicionamento por satélite que fornece a um aparelho recetor a sua localização, assim como informação horária. O utilizador tem de se encontrar no campo de visão de pelo menos três satélites.

A revolução causada pelo GPS na geografia é comparável à descoberta do continente americano. Com o GPS é possível estabelecer a posição de um objeto com margem de erro máxima de 1 metro, em qualquer ponto do planeta e com quaisquer condições atmosféricas.

Atualmente existem em funcionamento dois sistemas de posicionamento por satélite: o GPS americano e o GLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass chinês.

O sistema americano é operado através do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Quando foi criado, estava apenas disponível às Forças Armadas dos Estados Unidos mas atualmente está disponibilizado para o uso civil. No entanto, não existem garantias de que o uso civil seja mantido durante tempo de guerra.

O GPS é principalmente utilizado na aviação e na navegação marítima, porém, atualmente é utilizado por qualquer pessoa que queira saber a sua localização. Com um sistema de navegação por satélite é possível encontrar o caminho para um determinado local e saber a velocidade e direção do deslocamento. Atualmente, este sistema é cada vez mais utilizado em automóveis por empresas, tais como a TomTom e a Garmin, que disponibilizam um sistema de mapas de todo o mundo para que o condutor encontre qualquer endereço ou local a que se queira dirigir.

José Rã e Ricardo Madeira, 2ºPB

Deixe um comentário