Café

coffee-and-coffee-beans-1080p-wallpaperHistória 

A história do café começou no século IX. O café é originário do Egipto e difundiu-se através deste país para a Europa. A lenda diz que um pastor etíope chamado Kaldi observou que os carneiros ficavam mais acordados ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro. Ele experimentou e sentiu maior vivacidade. As tribos africanas, que conheciam o café desde a antiguidade, moíam os grãos e faziam uma pasta utilizada para alimentar os animais e aumentar as forças dos guerreiros.

Durante a década de 70 do século passado, o Brasil manteve o lugar de 1º produtor mundial. Portugal só começou a importar café do Brasil em 1976 8 (13 mil sacos de 60kg), até essa data abastecia-se com o café de Angola, Cabo Verde e Timor. Em alguns períodos da década de 1980 o café era a segunda mercadoria mais negociada no mundo por valor monetário, atrás do petróleo.

Formas de servir o café

O café e tradicionalmente servido quente mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína.

Aspetos positivos

O consumo moderado de café (de três a quatro chávenas por dia) exerce efeitos de prevenção para doenças tão diversas como, por exemplo, o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes e o cancro de cólon. Além disso, melhora a atenção, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.

Aspetos negativos

Entre os aspetos negativos causados pelo consumo excessivo do café temos, por exemplo: o enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, de potássio, de cálcio, de de zinco, de magnésio e das vitaminas A e C. o consumo excessivo de café pode causar o aparecimento de pólipos (primeiro estágio do cancro no aparelho digestivo), de verrugas, da psoríase e de outras afecções dermatológicas.

Aléxis Ramos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s