Cacau

images

O cacau é um alimento saudável para o sistema cardiovascular porque contem polifenóis, o que já está provado ser bastante bom para a saúde do coração. O cacau pode melhorar também a sensibilidade à insulina. Os grãos do cacau reduzem a ansiedade promovendo, simultaneamente o estado de alerta. O cacau é um anti depressivo natural. A sua ingestão ajuda a pensar melhor, aumenta o fluxo de sangue e de oxigénio para o cérebro.

Nativo das regiões tropicais da América Central e do Sul, o cacaueiro é uma árvore da família das esterculiáceas que pode atingir 4 metros de altura no seu ambiente natural e primitivo. O cacaueiro pode viver mais de cem anos, começa a frutificar com três, produz abundantemente a partir dos oito e em geral até aos trinta mantém uma produção satisfatória.

Embora se mostre mais exigente quanto às condições do clima e do solo, é uma árvore extremamente generosa. Restitui à terra grande parte daquilo que retira, mantém o equilíbrio ecológico e constitui um cultivo perene, renovável e permanente.

Os frutos do cacaueiro são colhidos bem maduros para que os elementos presentes na sua composição já estejam plenamente elaborados.

Após a colheita, os frutos ficam em repouso de dois a três dias. São a seguir partidos e as sementes, depois de extraídas e selecionadas, vão para cochos de fermentação, onde permanecem de quatro a sete dias, durante os quais são revolvidas diariamente para a sua homogeneização. Nessa fase, perdem o gosto amargo e desprendem um agradável aroma de chocolate.

A secagem pode durar até dez dias, se for feita ao natural, ou apenas 24h, se realizada por secadores artificiais.

Com as sementes do cacau os astecas preparavam uma pasta comestível, a que adicionavam farinha de milho e pimenta vermelha, com a polpa faziam um bebida refrigerante. No Brasil amazónico os índios utilizavam apenas a polpa, de cuja fermentação obtinham uma bebida alcoólica

Mónica Miguel / Márcio Filipe – 2ºPA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s